4.2.11

Serviço Público (I)




Aqui há uns anos o sindicato dos professores tinha uma tarjeta a toda a largura da sua sede, aqui em Coimbra, que dizia “a escola pública é a melhor porque é nossa”, coisa mais tola. Como dizer, os meus filhinhos sãos os mais lindos porque são meus – já dizia a coruja...
Esta discussão em torno dos contratos de associação tem muitos paralelos com a que se podia, e devia, ter acerca do serviço público de saúde. Porque os que se indignam por o estado estar a financiar ensino privado – e se fosse disso que se tratasse – não se indignam, e muitos beneficiam, quando o estado financia as consultas médicas privadas. Eu podia levar os meus filhos ao centro de saúde mas, por razões várias, prefiro levá-los a um pediatra privado (em consultas de pura rotina) e o estado subsidia-me essas consultas. O mesmo se quiser fazer uma qualquer cirurgia numa clínica privada.

E porque tantos escolhem o serviço privado? essa seria uma proveitosa discussão



Em Coimbra temos o rolls royce da escola pública, o Infanta Dona Maria, e um dos rolls royces da medicina pública, os hospitais da universidade. Um e outro tão longe da perfeição e que tanto têm que aprender com outros locais onde esses serviços são pagos.

Falemos dos HUC, há 15 dias passei lá toda uma manhã com o meu filho à espera de uma consulta. Fomos dos primeiros a chegar, mas o secretariado entregou o processo do J. ao médico errado; o médico errado ao ver que tinha um processo que não era dele não se ralou para desfazer o engano, atirou-o para o lado. O secretariado tardou a levantar o rabo da cadeira e a tentar solucionar a confusão que tinha criado. Conclusão, em vez de uma ou duas horas, passámos cinco horas encostados às paredes de um corredor.

(continua)

2 comments:

Eva Lima said...

"Eu podia levar os meus filhos ao centro de saúde mas, por razões várias, prefiro levá-los a um pediatra privado (em consultas de pura rotina) e o estado subsidia-me essas consultas. O mesmo se quiser fazer uma qualquer cirurgia numa clínica privada."
Isabel, isto só é verdade para os funcionários do estado, os outros, utentes da segurança social (a maioria deste país) não tem estas consultas subsidiadas.

Isabel said...

era também aí que eu queria chegar, Eva, é só para alguns.