14.7.10

14 Juillet

Les Krims


Num 14 de Julho eu estava em Paris, cheia de calor e com pouca vontade de sair de casa. Fiquei-me a ver na televisão o desfile das Forças Armadas pelos Campos Elísios abaixo, do que um gajo se lembra num dia de muita preguiça. E fiquei muito impressionada, não só com o poderia militar mas, e sobretudo, com o patriotismo exacerbado demonstrado pelo povo francês, se aqueles que assistiam ao desfile fossem do povo francês amostra. A cada entrevistado pelos repórteres os hinos de louvor, à grande nação francesa garante da liberdade no mundo, cresciam de tom e de entusiasmo. Assim uma coisa à bloco de leste. No dia seguinte, ainda não refeita, perguntei aos meus colegas franceses se tinham assistido ao desfile. Foi a vez de eles se espantarem, porque raios haviam de ir ao desfile, ninguém lá ia. Só eu para ser assim crédula. Mas, mesmo assim, mesmo assim, fiquei convencida que havia um pouco de verdade naquilo tudo, e que tal nunca seria possível em Portugal.


No comments: