9.5.08

As listas


Pelo menos esta é-me mais fácil do que uma outra, que andou por aí há uns tempos, dedicada a livros que não mudaram as nossas vidas.

Desta lista do Telegraph li dez livros e tenho intenções de ler outros oito, nenhum deles cabe na minha definição de “the sort of book that people wear like a leather jacket or carry around like a totem”. Sim, li o Fernão Capelo Gaivota e mais uns quantos do mesmo autor, já na altura, pelos meus 16 anos, os achava uma treta, mas estavam na moda e ofereciam-se nos aniversários. O Dr Spock li-o numa edição dos anos 60, é interessantíssimo, para descobrir uma quantidade de ideias que foram ultrapassadas nessa área, mas também por outras, que apesar dos anos revelam um enorme bom senso. As obras de Alberto Camus também fazem parte da minha juventude, mas pela negativa, a minha mãe aconselhou-mas e eu não gostei nada, nessa altura preferi o Sartre. Li algum Camus mais tarde, reli O Estrangeiro num fôlego no último verão. O Assim falava Zaratustra fui lendo... mais nos meus 18 anos. O Leopardo li há muitos, muitos anos e tenho mesmo que reler. Do Italo Calvino há obras muito melhores do que a citada.
É um bocado estranha esta lista. Li tudo em português.


Os que li:

Baby and Child Care, Benjamin Spock (1946)
Labyrinths, Jorge Luis Borges (1962)
The Leopard, Giuseppe di Lampedusa (1958)
The Master and Margarita, Mikhail Bulgakov (1967)
If on a Winter’s Night a Traveller, Italo Calvino (1979)
Jonathan Livingston Seagull, Richard Bach and Russell Munson (1970)
The Prophet, Kahlil Gibran (1923)
Siddhartha, Hermann Hesse (1922)
The Stranger, Albert Camus (1942)
Thus Spoke Zarathustra, Friedrich Wilhelm Nietzsche (1883-85)


Os que tenciono ler (tantos livros, tão pouco tempo):

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, Douglas Adams (1979)
The Alexandria Quartet, Lawrence Durrell (1957-60)
The Bell Jar, Sylvia Plath (1963)
Catch-22 by Joseph Heller (1961)
Confessions, Jean-Jacques Rousseau (1782)
The Private Memoirs and Confessions of a Justified Sinner, James Hogg (1824)
The Doors of Perception, Aldous Huxley (1954)
Story of O, Pauline Réage (1954)


As listas do Luís e do Zé Mário
Há uns tempos a Biblioteca Geral da UC promoveu uma lista destas, por entre os seus professores/investigadores, com um resultado completamente diferente.

No comments: