6.3.08

Da literatura

Há já muito que não falo aqui dos livros que ando a ler. Tudo por causa do Laurence Sterne e “A vida e opiniões de Tristam Shandy”. Se é o livro da vida de tanta gente, eu tinha no mínimo que ler. Trouxe da biblioteca municipal os dois volumes, e já fui devolver o segundo. E mesmo assim estou cheia de remorsos, porque me disseram que têm lá uma fila de leitores à espera do volume que tenho em mãos (uma boa oportunidade para comprarem mais exemplares). Porque me perco nas referências históricas e literárias, porque me perco nas páginas, sempre o Shandy ainda não nascido ou acabado de nascer, e estou sempre a voltar atrás. No entretanto já recomecei pela terceira vez o segundo capítulo de “Atonement” do Ian McEwan, o que é uma estupidez porque se já tinha lido a tradução portuguesa... e o “Atonement” inglês não casa bem com o Sterne, mesmo em português, e não ando boa para tarefas difíceis. No entretanto vou também lendo umas páginas de um Goethe em que tropeço pela casa “As afinidades electivas”, cuja melancolia me está a fazer bem, mas como na contracapa já me avisam da “quebra constante das expectativas do leitor” bem me parece que terá o destino dos outros dois. No entretanto encontrei um John Seteinbeck na estante “Ratos e homens” . E o Steinbeck eu sei que leio do princípio ao fim sem parar para respirar. Haja quem me reconcilie com a literatura

No comments: