27.9.10

Fim de semana: Oeste meets Alentejo; ode à marmelada


Passeei-me por Óbidos, sempre bonita mas demasiado artesanato. Ao almoço sopa de tomate com ovo escalfado e um queijo merendeiro de Borba.
A senhora é daqui? o sotaque não enganava, e eu – que não, vim de passeio. Pois eu também não sou de cá, e estou a olhar para aquelas hortenses tão bonitas e lá na minha terra que se não dão. Pois são assim as terras, o sr. é alentejano? Sou, de Vila Viçosa. Pois... Vila Viçosa se calhar não é terra para hortenses; por certo não será culpa do jardineiro.

Por fora das muralhas um homem vende peras e marmelos. Compro uns quilos de marmelos que hão-de perfumar a viagem, que maravilha de marmelos. Ontem foram para a panela mais o seu açúcar, uma panela cheia de oiro. E hoje a cozinha acordou com cheiro bom a antigamente. Bendita marmelada.

3 comments:

FC said...

O meu marmeleiro há-de dar lindos frutos doirados. Por enquanto espero... com a paciência da natureza :-).

henedina said...

Sem queimaduras?

Isabel said...

longe vai esse tempo em que era preciso embrulhar os braços em panos. hoje, sem queimaduras.