13.7.10

Videmonte: a case to study

ainda com ligação ao meu post anterior.




Videmonte é uma aldeia da Serra da Estrela, mas longe dos principais eixos turísticos. Pertence ao concelho da Guarda e dista cerca de 18 km da cidade. Até aos anos 70 era o fim do mundo, quer dizer, a estrada acabava ali. Agora algumas estradas manhosas ligam a aldeia a outros concelhos e de lá ao mundo. É a aldeia de origem da minha família paterna, e do meu pai, e onde passo férias desde que sou eu. Como destino de férias é maravilhosa, para quem goste de paz, ar puro e paisagens gloriosas, e não necessite de muito mais do que isso. É conhecida em guias alemães e holandeses; uma vez passeávamos pelas serras de Videmonte e um pastor abeirou-se “os senhores são holandeses, não são?”.
Mas não são as potencialidades turísticas que me trazem hoje aqui. De cada vez que lá vou noto que nasceram mais umas casas, se de início eram sobretudo de emigrantes hoje são de residentes em permanência. E embora não goste de falar de cor, e não conheça a evolução demográfica ano após ano, posso afirmar, com alguma certeza, que a sua população é tendencialmente crescente. O que a distingue de todas as outras aldeias em franca desertificação? Pois, não sei.
A 5 km existe um polo industrial, principal fonte de emprego da população mais jovem; como é sobretudo industria de lanifícios sofre as agruras de uma crise instalada. Pela aldeia há quem se dedique à construção civil, serralharia, electricidade e outras artes. Os pastores vão desaparecendo.
Um exemplo interessante e a seguir é o do apoio que o infantário/jardim infantil* dava à população (digo dava porque não confirmei se a situação se mantém) num projecto inédito. As fábricas que mencionei laboravam em regime de turnos e, para que as crianças estivessem acompanhadas durante o trabalho dos pais, a creche funcionava em permanência até à meia noite; sendo que as crianças não podiam permanecer lá mais do que um determinado número de horas. Se os pais trabalhavam à tarde as crianças ficavam em casa de manha. A história até deu uma reportagem na televisão, os pais a sairem da escolinha levando ao colo os miúdos adormecidos, embrulhados em cobertores. Não sei se fruto destes ou de outros condicionalismos, creio que Videmonte, uma aldeia em que nem tudo são rosas, é um caso de sucesso que valeria a pena estudar.


para mais informações


*actualmente com 48 crianças!

No comments: