12.7.10

F de Férias



Completamente de acordo com o FJV (apenas o senão de Âncora, uma selva de pedra quando comparada com as restantes citadas). Outros sítios há que nos permitem umas férias dignas desse nome, este ano será a serra. Mas vou pelo FJV, oh hordas, desdenhai de Moledo e de Caminha e de Cerveira.
Vou-vos contar e com sorte só meia dúzia me irão ler. Uma casa em frente à praia o que, entre outras vantagens, permite ir fazer xixi a uma casa de banho decente e limpa sempre que necessário. Não é preciso levantar cedo, até porque ninguém quer ir para uma praia coberta pelo nevoeiro, mas oh, quando descobre... De manhã compra-se o pão, devagar tudo muito devagar, vê-se se há peixe que nos convenha, compra-se o jornal e escolhe-se uma das esplanadas. Os miúdos correm por ali, fazem amigos ao virar da esquina, e ninguém teme que se percam. Um pouco de praia com uma barraca a preços decentes – por ali é tudo como dantes, e bom - e o mar a cheirar a mar. Antes do almoço mais esplanada (outra esplanada qualquer, encontramo-nos por aí, se não for numa há-de ser noutra, ninguém se perde), uma cerveja com uns belos tremoços misturados com azeitonas. E o dia continua lento e preguiçoso.
Depois há os dias de praia impossível, e nunca se sabe quando aparecem, o que os torna ainda mais excitantes, os fanáticos do kite-surf farejam-nos, e é lindo de se ver, o areal deserto e aquelas gaivotas humanas, uma duas, sete, oito, planando em frente ao forte. Nesses dias temos Caminha e Cerveira e Vilar de Mouros e a Galiza do outro lado do Minho.

No comments: