15.6.10

outros mundiais


no último mundial eu era uma espécie de emigrante. neste estou em Coimbra e sem “pica” nenhuma, mas pode ser que melhore


9 de Julho - Coupe du Monde, um pesadelo – até ao jogo da França com a Espanha, aguentou-se, mas a partir daí…
Há principalmente duas coisas que me causam perplexidade, a primeira é, como é que a não irrelevante percentagem de franceses que vota extrema-direita “engole” uma selecção mais negra que a selecção de Angola? A outra é a idolatria Zidane: a selecção, os bleus, não é a selecção, é Zidane, as capas dos jornais mais sérios são Zidane, na televisão pública passa a toda a hora o slogan mais ouvido nas ruas, Zidane y va marquer, Zidane, Zidane e Zidane.

Por baixo da residência onde estou alojada há uma tabacaria/bar que normalmente fecha às 8 h, mas que nos dias dos jogos da França fica aberta noite fora. Mesmo não querendo tive que assistir ao jogo Portugal-França na companhia de uma pequena multidão de franceses naturalmente histéricos. Apesar de ter ligado a televisão no Arte onde estava a passar a Cármen de Bizet, de ter fechado a janela e os estores, de ter ligado o exaustor da Kitchenete e todas as torneiras da casa de banho … no way, é duro ser emigrante.


No jogo Portugal-Inglaterra juntei-me à comunidade portuguesa no Charlety, o estádio da Cite Universitaire, mas mesmo aí fui estrangeira, a comunidade portuguesa vestida a rigor, camisolas, bandeiras etc grita Pórtiugal e Allez, Allez….


Hoje estou de alma e coração com os Italianos.

publicado ali

No comments: