14.6.10

A educação sexual nas escolas





Evidentemente eu não estou preocupada com os filhos da ITP. Mas, apesar disso, sugiro à ITP que meta os seus filhos numa redoma, para que não venham a aprender com os colegas e amigos, ou com leituras menos próprias, ou na internet, ou na televisão. Vigie-os como um grande irmão. Ou tem mais confiança nessas aprendizagens do que naquela que eles podem vir a obter numa aula de educação sexual da escola? Para além do mais ninguém a proíbe (era o que mais faltava) de desmontar em casa todas as aberrações que os seus filhos possam trazer da escola, ao menos vai saber quais são (terá acesso a um programa), porque quanto às que trazem da vida...

Evidentemente eu não me preocupo com os filhos da ITP. Mas tenho obrigação de me preocupar, e o Estado por maioria de razão, com todos os muitos milhares de adolescentes que não são filhos da ITP.

Há cerca de trinta anos vivi uma realidade aterradora, e ainda agora me pergunto como sobrevivemos. E não acredito que fossemos caso único, porque nada nos distinguia de todos as outras, filhas da classe média, alunas razoáveis, famílias razoavelmente estruturadas. Pois as minhas amigas (eu, por milagre ou porque se calhar tive uns pais muito mais inteligentes, não segui a tendência), filhas de pais que até deveriam ter resquícios de cultura, mas que na verdade eram uns brutos, iniciaram a vida sexual pelos treze anos. Completamente desinformadas: de tempos a tempos lá vinha a ameaça de uma gravidez, quase todas infundadas, mas eram dias de pânico. E às vezes não eram só ameaças, juntava-se dinheiro, e corriam com o namorado à cidade mais próxima, a um vão de escada. Isto tudo num meio violentamente machista, onde as raparigas eram tratadas de fáceis, quando na maioria das vezes estavam apenas apaixonadas. Se eu acredito que eram outros tempos, que as coisas hoje são muito diferentes? Não!

É por isso que não consigo compreender porque fala a ITP em ser de direita ou ser de esquerda.

1 comment:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.