8.1.10

Ver-me grega


Eu gosto muito da Grécia, por lá andei umas quatro vezes e, com excepção do caos de Atenas, quase tudo é bom, as pessoas são gentis e hospitaleiras - embora os taxistas consigam ser ainda mais “peculiares” do que os do aeroporto da Portela- a história magnífica, a comida idem, o mar, o mar, sinto-me em casa. Mas desde sentir-me em casa a porem-me a decidir pelos destinos da Macedónia...
Na minha última estadia fiquei, em Atenas, num hotel particularmente caloroso; na Páscoa seguinte a gerência do hotel enviou-me uma mensagem de Páscoa feliz. Hoje voltaram a contactar-me para que eu vote para que a Macedónia seja considerada grega, e para não deixar duvidas anexam a história de Alexandre o Grande. Os nacionalismos são coisa "exótica" para nós portugueses, país pequeno com fronteiras definidas há séculos, já por essa Europa convulsa fora, o mesmo não se diga. Ainda esta semana um amigo me falava dos dois milhões (creio) de húngaros que passaram a ser romenos após a primeira guerra mundial; outro amigo a fazer o doutoramento em França contava que tem lá dois colegas, um romeno-romeno e um romeno-húngaro , e que não se podem ver um ao outro. Compreende-se, tudo os separa, a começar pela língua, o húngaro não se parece com nada. Agora querer legitimar uma pertença com base num antepassado, por grande que tenha sido, que viveu antes de Cristo vir à terra? e para isso pedir a solidariedade de uma estrangeira*... estes gregos são doidos.


*Tive uma colega da Macedónia, a, Emjlja, civilizadíssima, uma jóia de rapariga, e até já estive para ir a um congresso, organizado pela Emjlja, em Skopje, mas em boa hora desisti, porque logo a seguir começaram por lá todos à porrada.

3 comments:

henedina said...

“peculiares” é dizer pouco. Cheguei a Tessalónica como uma colega de Coimbra, e o taxista que nos levou ao hotel disse o preço a minha colega mas eu é que tinha o dinheiro e não ouvi e perguntei "quanto?", estava cansada e o tom deve ter sido mais enfático e ele reduziu o preço para metade :)

fernando f said...

Consta que eles também por cá andaram, provavelmente deixaram sementes, deduzirão!?.

isabel said...

correu bem henedina.

Quem sabe... fernando :)