21.4.09

Polónia


Ainda esta semana parto por uns dias para a Polónia. Não tenho o menor interesse nem as menores expectativas em relação ao país. Se há uma cor associada a uma terra para mim a Polónia é o cinzento escuro, escuro sem ser antracite, cor muito mais interessante. Há muitos anos fui guia de um grupo de teatro polaco que veio a Coimbra participar num festival. Fui buscá-los ao aeroporto e de seguida levei-os a comer arroz à valenciana num restaurante abaixo da média, adoraram o exotismo. Os homens mostraram grande interesse pelas revistas de mulheres nuas expostas nos escaparates das avenidas, nada que os impedisse de em seguida ajoelharem com extrema devoção na Basílica da Estrela. Consegui escapar à peregrinação a Fátima. A simpatia que sinto pela Polónia é a mesma que me suscitou aquele grupo. Preconceitos. Na volta vos contarei.

4 comments:

henedina said...

Na relação homem mulher não é preconceito é realidade. O resto é preconceito. Há cidades lindas e partes de cidades lindas e muito verde nesta altura.

Eva Lima said...

Larga cá os preconceitos. É um país demasiado grande para ser tão uno - uma língua (foneticamente bastante parecida com a nossa, muitos ss e xs), uma religião, um povo. Monótono dirias, mas tem paisagens lindas e uma cidade - Cracóvia, muito bonita.

ps aqui que ninguém nos ouve, repara nos homens, são muito gentis e bastante bonitos...

Boa viagem

henedina said...

Cracóvia sem dúvida a minha preferida e a parte do bairro judeu de Varsóvia.
E nada bonito mas incontornável perto de Cracóvia...

Samuel Filipe said...

Cracóvia foi uma surpresa para mim sem dúvida, uma das viajens mais marcantes mesmo. E melhor que Varsóvia. Não deixes de visitar. É um país imenso, se puderes aluga um carro e perde-te...