27.2.09

Era uma vez





Coimbra do Choupal, ponte açude

2 comments:

henedina said...

"todos a comportarem-se dentro dos conformes, os míudos, os pais dos míudos e os polícias que só os imagino gordos e broncos como compete a polícias de provincianos. Oh o bom Portugal."
Coimbra no seu melhor. Estive a ver os blogues acerca da "Origem do Mundo", ainda pensam que é Darwin.
Lisboa dividiu-se, Porto dividiu-se e Coimbra estava altaneira e preconceituosa, até que enfim, me pareceu que um post de Coimbra me parecia melhor (como sempre não soube ler e interpretei como me agradava). Começava com as crianças (sim porque adultos já deviam saber)a questionarem-se se Braga era na república checa (ignorei ou nem li) como, quando eu estava em Bruxelas, e falava de Portugal eles nem sabiam onde era. Tão perto e tão longe é assim a ignorancia ou o preconceito. É assim que nos tornamos estranhos.
Bruxelas, essa cidade sem luz mas, quando chegar Abril vai tolerar mais e pode ir aos parques e viajar para Ghant, Ostend, Bruges, Alemanha, Italia, Holanda (Delfus, Haia, Amesterdão), tudo ao fim de semana.
França e até Munique menos de 24h.
E agora não se meta em casa vá a galeria antes da Grand Place comer um gelado ou uma gauffe, ver a rapariga homónima do menino. Comer mexilhoes no chez leon (não é este o que eu prefiro)e não deprima com a luz soturna que tanto saudades nos dá de Portugal. Vá ver a arte flamenga ao museu de Bruxelas e veja lá se acerta lá no meu quadro favorito . Organize a sua vida até as 22h e saia cedo de manha, os belgas são deprimentes na rua apartir das 22h, mas em casa com jantares de queijos e muito convivio sabem ser cultos e encantadores. Visite muitos museus. Na altura, não tinha internet e reaprendi ou aprendi a escrever cartas. Estou como o fjv tenho saudades das cartas, de escrever e receber. Nos primeiros dias estava dependente das cartas.
É assim com inteligencia há sempre chance. Vim aqui para ver quem era a "parva" que me tinha chamado provinciana e afinal é uma "pequena" que está a passar pela chuva e a pouca luz, ainda termina as 16h? de Bruxelas no Inverno. E...Mas JPrata somos "cidadão do mundo" ou "provinviano" em Bruxelas ou em Braga se nos deixarmos arrastar pelo preconceito, não se deixe arrastar pelo preconceito.
Venha um dia a Braga.

Isabel said...

Henedina

Obrigada pela visita. Na verdade e felizmente eu não estou em Bruxelas, tenho que lá ir (felizmente) de quando em vez. Braga conheço bem, uma boa parte da minha família vive no distrito e quem sabe se não irei um dia aí parar.