9.4.08

A Grande Guerra

Sempre me lembro do meu avô Afonso a contar as histórias da Guerra. Forasteiro que chegasse lá a casa, já se sabia, lá está o avô a contar as histórias da Guerra. Lembro-me vagamente de ele falar da muita fome, mas fome a sério, que passaram. Lembro-me de pouco, infelizmente quando ele contava as histórias da guerra eu era demasiado pequena para as entender ou valorizar, mais crescida era a memória do meu avô que o atraiçoava e já não se sabia se era verdade ou efabulação. Tenho muita pena que assim seja e de hoje não conservar registo daquele jovem que em 1917, habituado apenas às ovelhas e às serranias, deixou uma recôndita aldeia da Serra da Estrela rumo às trincheiras das Ardenas. Foi um herói o meu avô Afonso.



celebra-se hoje o aniversário da batalha de La Lys.

No comments: