17.9.07

O meu encontro com o Dalai Lama (post sem interesse nenhum para a humanidade)

Na última visita do Dalai Lama a Portugal, veio a Coimbra e esteve no Teatro Gil Vicente numa Sessão Pública. A entrada era gratuita mas era preciso levantar bilhetes com antecedência, e eu, apesar da grande vontade que tinha de o ver e ouvir, cheguei tarde e não consegui bilhete. Mesmo assim, no dia e hora marcada, fui para o Gil Vicente à espera de um milagre ou pelo menos de ver o Dalai Lama entrar.
Os bafejados pela sorte entravam apressadamente e eu ia ficando para trás. Nessa altura encontrei uma das avós mais chiques que conheço em Coimbra, mas chique a sério, não dessas pirosas; a senhora estava ao mesmo... A certa altura ficámos só as duas e a senhora sentou o seu casaco comprido Armani nas escadas exteriores do Gil Vicente, e esperámos, e o Dalai Lama não entrou pela porta principal. Eu só não me vim logo embora porque a minha companheira continuava a achar que ia conseguir entrar e eu não tinha coragem de a abandonar.
Vejo chegar uma pessoa que eu conhecia de há muitos, muitos anos atrás, que nem era suposto ainda se lembrar de mim quanto mais do meu nome. Essa pessoa, um homem, abeira-se e diz-me – Queres um bilhete Isabel? - e larga-me na mão dois bilhetes.
Depois…
Entrámos e até ficámos bastante à frente, o Dalai Lama irradiava simpatia e tranquilidade. A causa do povo tibeteano e modo como ele luta por essa causa merecem-me o maior respeito. Mas não aconteceu mais nada …

No comments: